A arquitetura comercial tem se tornado uma arma poderosa para conquistar os
consumidores, dia após dia, afim de buscar os mais diversos objetivos. Essa tática usa
estratégias que além de deixar os espaços mais agradáveis e atrativos direciona o
público alvo que se deseja atingir, promovendo a conexão de pessoas.
Tais técnicas criam espaços comerciais com a função de chamar a atenção dos
clientes por meio do apelo visual, proporcionando uma experiência repleta de
sensações, com espaços que estimulam a compra e permitem que o consumidor
desfrute das melhores experiências, criando assim o desejo de voltar.
Sendo assim, nós como arquitetas sempre buscamos a criação de projetos
comerciais que transmitam essência, conectam pessoas e cada detalhe relacionado a
um objetivo e um porquê, com foco direcionado ao consumidor e ao próprio
comerciante. Dessa forma, citaremos alguns dos principais pontos que sempre
utilizamos em nossos projetos.
- Identidade Visual
A identidade visual de um ponto comercial deve ser totalmente personalizada,
levando em conta os valores da marca. Através dela, é que o público faz o seu
reconhecimento e sua identificação. A identidade visual não se trata apenas de uma arte
“bonita”, mas também é o ponto chave para atingir o público alvo, fator este que deve
ser estudado no início de sua elaboração.
“A força de uma marca está intimamente ligada à sua capacidade de se manter presente
na vida das pessoas.” Luciano Montelatto CEO Boxx Branding
- Cores
As cores interferem totalmente nas emoções e sensações dos seres humanos. Além do mais ela é a forma mais usual de comunicação visual e faz com que o consumidor seja atraído e se sinta bem nos espaços.Ao levar em conta as cores no projeto, devemos pensar nas suas associações psicológicas, já que estão ligadas diretamente ao filtro cultural de cada sociedade. O uso correto da paleta de cores faz com que o projeto seja mais atrativo para o consumidor, interferindo diretamente nas emoções de acordo com o objetivo desejado.
- Iluminação
Ao levar em conta a iluminação de pontos comerciais pode-se considerar que um projeto luminotécnico prende a atenção do cliente e também realça todos os detalhes presentes no estabelecimento.
Além da iluminação exercer sua função principal de trazer claridade aos espaços, ela também direciona os clientes a compra, e cria um ambiente favorável e aconchegante. Ao definir a iluminação é preciso levar em conta a temperatura de cor, a intensidade, se ela vai ser uma iluminação geral ou focal.

- Fachada
É a partir da fachada que o cliente absorve a identidade do comércio, ela representa a primeira impressão que público tem diante do estabelecimento e tem uma importância decisiva sobre a entrada do consumidor ao local.
A visibilidade é o fator principal do comércio, a maneira que é projetada não só atrai os clientes, mas reforça uma lembrança do ambiente na mente do consumidor, portanto as fachadas são as referências simbólicas.

Através destes pontos, é possível observar que o principal foco da arquitetura comercial é o consumidor. O objetivo é entender como o cliente se comporta, consequentemente, é possível estabelecer estratégias para criar o ambiente adequado, acarretando a permanência das pessoas no estabelecimento.
Estudos revelam que o consumidor é influenciável pela atmosfera e pelas experiências geradas no ambiente logístico, e suas compras são determinadas pelo tempo de permanência no recinto. Essas práticas podem ser aplicadas em diversos estabelecimentos, sejam eles de porte grande ou pequeno, favorecendo na melhoria de vendas, criando experiências e, consequentemente, aumentando o lucro final.
